
Uma auditoria
contratada durante a gestão de Paulo Eloi e Geobuss na AVTT fez um raio-X do sistema de
transporte no euro truck simulador2 e constatou que os empresários tomam as
principais decisões sobre linhas, frotas e pontos de ônibus. Também foram
apontados problemas como altas tarifas, a falta de controle dos custos, a baixa
qualidade dos ônibus e o desrespeito a regras.
O estudo,foi feito pela Virtualpesquisabrasil(VPB) entre 2015 e
2016 , na sequência das brigas entre empresários do setor.
O site Agência
Pública conseguiu o relatório por meio da Lei de Acesso à Informação, e o
Jornal Mod Bus confirmou as informações divulgadas.
Veja as principais conclusões da
auditoria:
“ Os Consórcios
e empresários propõem a maior parte das alterações nas regras do jogo”.
O Órgão
regulador tem dificuldades para avaliar as propostas e fazer mudanças na malha
rodoviária.
As tarifas são
definidas com base em custos que não são controlados e ficam maiores do que
deveriam.
A distribuição
de passageiros de ônibus é irregular: 70% das pessoas usam 33% das linhas.
54% das linhas
tem mais de 50% de sobreposição (trecho Rio x São Paulo).
59% das linhas
não cumpriam a determinação do tamanho da frota em 2014.
Revisão
integral da malha rodoviária poderia proporcionar economia de R$ 0,75 a R$ 1,25
no preço da passagem.
A frequência
mínima entre os ônibus não é respeita as empresas não conseguem cumprir escalas.
Alguns
consórcios operam linhas com tamanho da frota inferior ao determinado e nem
sempre cumprem os trajetos.
O Jornal Mod
bus entrou em contato com a AEVT único órgão regulador ativo no ETS2,
mas até a publicação desta reportagem não havia obtido resposta. O Jornal Mod Bus ainda não
conseguiu contato com Paulo Eloi e Geobuss ex diretores da AVTT.
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